quinta-feira, 9 de junho de 2011

Chamado dos Bombeiros ao Movimento Estudantil

Ontem, durante mais um dia de Resistência e Manifestações na Arena de Lutas que nos têm servido as Escadarias da ALERJ, os Bombeiros convocaram os estudantes presentes para uma reunião. Imaginando eles verem pouquíssimos estudantes presentes, se assustaram e se impressionaram positivamente com a presença de dezenas de estudantes e diversos coletivos estudantis. E falaram sobre as suas angústias na luta, empenhando a importância hoje de terem o nosso apoio para que a batalha pela Anistia, e a Guerra da Sociedade contra a opressão ditatotial imposta pelo Governo Sérgio Cabral viessem a serem vitoriosas para o Trabalhador. Foram ouvidos atentamente por companheiros do Movimento Ousadia, dos Coletivos Levante e Vamos à Luta, do Movimento Rebele-se, da dissidência do Movimento Estudantil, por estudantes do DCE da PUC e por estudantes sem ligação à coletivos estudantis.

De pronto o Movimento Ousadia se coloca ao lado dos Trabalhadores, demonstra que tem lado na sociedade e vai se mobilizar o que for possível e o que for impossível para estar nesta dura jornada. Foi com este intuito que os Coletivos presentes e, inclusive, a Entidade dissidente da nossa União Nacional dos Estudantes (UNE), convocaram uma Reunião de Organização no dia de hoje, às 13hs no Pátio do IFCS.

A intenção desta reuniao é organizar os estudantes e sua mobilização para as passeatas de sexta-feira, a partir das 13hs na Candelária, e de Domingo, a partir das 10hs, em Frente ao Copacabana Palace. Tornar esta luta nossa, estudante, é mais do que justo. Uma instituição aclamada e admirada pelos cidadãos cariocas e fluminenses nos pede socorro e nos pede socorro por uma opressão que também é nossa. Quantas não foram as vezes que nós estivemos na linha de frente das batalhas estudantis por melhores condições educacionais e, mediante ao nosso pacífico avanço, tivemos Gás de Pimenta, Bombas de Gás Lacrimogêneo, Tiros de Borracha e Golpes de Cassetete como as nossas respostas? Eles contabilizam hoje 439 presos e 2 mortes na sua batalha. Nós temos milhares de desaparecidos e mortos da ditadura militar e neste período pós-ditadura, mas que não deixa de ser tão autoritário quanto.

Precisamos companheiros resguardar a luta e a memória do Secundarista Édson Luís e do eterno Presidente da UNE Honestino Guimarães! Precisamos lutar contra todas as opressões que nos são impostas. Precisamos romper de fato com a cultura ditatorial, dizer basta à grande oligarquia da política fluminense e falar que queremos o novo. Queremos o novo que represente os Estudantes! Queremos o novo que defenda a Classe Trabalhadora! E não há outro caminho pra construir este novo, companheiros, que não seja na Luta!




Ronald Luiz "Sorriso" dos Santos é Vice-Presidente da União Estadual dos Estudantes do Rio de Janeiro.




NOTA DOS BOMBEIROS AO MOVIMENTO ESTUDANTIL NO SITE SOSBOMBEIROS.COM

AO MOVIMENTO ESTUDANTIL:
É histórica a trajetória de lutas dos estudantes do Rio de Janeiro, desde a morte do estudante Édson no restaurante calabouço em 1968, durante a mesma DITADURA que está nos sendo imposta. Companheiros, não sejam pelegos, se libertem dessa submissão, quem sabe faz a hora, não espera acontecer. Imagens falam mais que mil palavras, confiram as imagens do blog e da imprensa, vejam o que está ocorrendo, se conscientizem. Estamos acostumados a salvar vidas, pelo menos os estudantes de Realengo conhecem profundamente o caráter dos Bombeiros do RJ, e os senhores companheiros? Onde estão? É preciso que saibam que precisamos de socorro, somos as vítimas, e vocês os Bombeiros. Não travem brigas por dissidências, siglas, partidos, esqueçam isso tudo... A união agora é de todos, vocês precisam estar aqui conosco. Não larguem suas aulas, mas venham nos horários livres. Tragam seus colegas, venham uniformizados, e com os rostos pintados de vermelho, se possível. Todos DCE's, Grêmios, Associações, estão todos convidados a nos visitarem aqui nas escadarias da ALERJ!


Nenhum comentário:

Postar um comentário